quinta-feira, 16 de outubro de 2008

História mal contada

Macacada, conhecer a História do local onde se vive é algo importantíssimo. Acho que vocês concordam com isso. Pelo menos deveriam. Agora imaginem vocês morando numa cidade e não saberem que o próprio nome da cidade é fruto de uma farsa. Pois é, isso aconteceu aqui do lado, com os nossos vizinhos.

João Pessoa foi um governador da Paraíba e por pouco não chegou à vice-presidência da República pela chapa de Getúlio Vargas, pois foi assassinado por João Dantas, impulsionando assim a revolução de 30. Com a morte, João Pessoa virou herói na Paraíba. Passou a ser cultuado quase como um santo. Diante disso, acharam justo homenageá-lo dando seu nome à capital do Estado, que na época era chamada de Parahyba.

A homenagem foi ainda maior, pois a própria bandeira da Paraíba foi mudada. Ela deixou as cores verde, branca, amarela e azul de lado para adotar a cor preta para o luto e a vermelha para o sangue derramado, além da expressão Nego, supostamente referida a uma atitude de bravura do governador em negar o apoio à candidatura de Júlio Prestes á Presidência da República.

Quase 80 anos depois, muita história foi revelada e a imagem de quase santo de João Pessoa passou a ser questionada. Decorrente desses questionamentos, uma galera paraibana crio o movimento "Paraíba, capital Parahyba" com o intuito de esclarecer para a população que um outro lado da história existe e que deve ser ensinado para que futuramente a própria população escolha se deve continuar com um nome em homenagem à alguém que nem foi tão importante assim para a capital.

O movimento foi fundado por Flávio Eduardo Ribeiro, o Fuba, músico, agitador cultural e, há 4 anos, vereador de João Pessoa. É de sua autoria também o livro Parahyba 1930: A Verdade Omitida, lançado mês anterior e que conta toda essa história em detalhes.

Pois é, fiquei sabendo dessa história por um texto no Overmundo.

Um comentário:

s2 boutique fotográfica disse...

Interessante...
E foi bom ler o texto indicado, pois sanei uma dúvida: o que João Pessoa fez para desmerecer o mérito de ser a capital da Paraíba??
rsrs..