quarta-feira, 1 de outubro de 2008

FANZINE LADO [R] BOTA PRA FODER! SAI A 8 ª EDIÇÃO

Há uma galera muito doida e talentosa em Natal que vem produzindo um Fanzine muito do fodão! Atualmente são quatro cabeças errantes que fazem o LADO [R], fanzine que começou em meados de 2005, nos corredores da UFRN, fotocopiado mesmo e que hoje é auto-intitulado de megazine por causa de sua tiragem monstra de 2 mil exemplares por edição, algo raríssimo [se não único] nesse gênero de imprensa alternativa.

Pois bem, o LADO [R] está na 8ª edição e o lançamento acontece nesta sexta-feira, dia 03 de outubro, no Centro Cultural DoSol, com muito rock’n roll do bom, que deve começar a rolar lá pelas 22h.

É a terceira vez que os errantes vêm com uma festa de lançamento, e a gente, claro, agradece, pois as festas são duca. Diferente das edições anteriores, a festa de sexta não será gratuita. E sobre isso Leandro Menezes, um dos errantes, justifica.

“Acontece que antes nós éramos mais descompromissados com a questão monetária da parada, se é que você me entende. A gente tirava do bolso e pouco se importava se não tivesse a grana de volta. Tudo pelo amor a coisa toda! O tempo passou e agora precisamos pagar nossas contas, hehehe... Parece brincadeira, mas é isso mesmo. Mas o zine continua sendo gratuito, quanto a isso, ainda não pensamos em mudar”.

É, macacada, o zine errante é de Grátis mesmo. Desde a primeira edição fotocopiada até a atual que é de excelente material gráfico, sempre levando aos leitores um conteúdo irreverente e bem acabado, com um estilo próprio, contracultural e diversificado. Pode-se dizer que o zine faz um jornalismo cultural experimental, não repetindo o releasemania que se vê de ruma pela imprensa desta esquina do Brasil.

Os outros errantes que completam a trupe atualmente são Renata Marques, Rafael F. e Dimetrius Ferreira. Eles não deixam a peteca cair nem a pau. Sobre a motivação de continuar com algo que não dá retorno financeiro, Leandro responde.

“A motivação sempre foi a de fazer uma publicação a qual nós gostaríamos de ler, que tivesse nossa cara, nossa pegada. O prazer de fazer está em todo o processo, desde discutir as pautas, colher os dados, escrever... isso sempre é feito de forma espontânea, quando nos encontramos pelos corredores da UFRN, ou seja, lá onde for. Depois que o zine fica pronto, que entregamos na mão dos chegados e vemos um sorriso de orelha a orelha, é foda demais! Sem contar nas pessoas e bandas que acabamos conhecendo... Tudo isso é um aprendizado enorme pra gente. Não pensamos em parar tão cedo”.

Na foto, Renata e Rafael com a 8ª edição impressa.

São oito edições em três anos de LADO [R]. Muita experiência foi adquirida e muitas histórias foram acontecendo. Sobre uma delas Leandro comenta.

“Uma vez a gente foi entrevistar o grande Falves Silva, poeta processo que há mais de quarenta anos enche nossos olhos com suas poesias visuais. Marcamos com ele no Beco da Lama. Sentamos numa mesa e, enquanto a gente se conhecia direito, aproveitamos para tomar umas cervejinhas. Copo enche, copo seca e as idéias começaram a ficar confusas... Só sei que a entrevista, aparentemente, tinha ficado do caralho! Quando fomos ouvir como tinha ficado, no outro dia, começamos a rir das presepadas que sairam. Tanto nós, quanto o Falves estavam bebaços. Mesmo assim, sem sombra de dúvidas, foi uma das melhores entrevistas que já fizemos até hoje!”

Então está aí, macacada, LADO [R], uma publicação independente, feito por cabeças engajadas que lança mais uma edição, levando para os seus leitores, além de bons textos, ótimas festas de lançamento, com o bom e velho rock’n roll e a aquela cerva gelada que não pode faltar.

Sexta-feira, 03 de outubro, às 22h, no Centro Cultural DoSol, com o som de Calistoga [LANÇANDO CD], Sweet Fanny Adams [PE] e Brand New Hate [RN], por 5 contos. Acho que vale a pena. Eu vou.

Nenhum comentário: